UA-224288343-1
 

Terapia EMDR!!

Terapia EMDR

O que é  EMDR?

O EMDR é um modelo psicoterapêutico que  se fundamenta na premissa de que cada pessoa possui uma tendência inata para a saúde e a integração, e a capacidade interna para alcançá-las. O EMDR se alicerça na ciência psicológica, e está estruturado por pesquisas e teorias psicológicas sobre o cérebro.

O EMDR integra teorias psicológicas - cognitiva, humanística, sistêmica, psicodinâmica e somática -, psicoterapias (ex. baseadas no corpo, cognitivo-comportamental, interpessoal, centrada na pessoa e psicodinâmica) e elementos teóricos como afeto, apego, conduta e processamento bio-informacional, em um conjunto padronizado de procedimentos e protocolos clínicos.

Qual é a relação da terapia EMDR com o sistema fisiológico?

Dentro de cada pessoa existe um sistema fisiológico de processamento da informação por meio do qual as experiências e informações novas são processadas para alcançar um estado mais adaptativo.

A informação é armazenada em redes de memória que podem conter pensamentos, imagens, registros auditivos, olfativos e de sensações corporais, todos relacionados entre si.

As redes de memória organizam-se de acordo com sua relação com o evento mais antigo.

Se, durante períodos de desenvolvimento cruciais do indivíduo, as experiências traumáticas e as necessidades interpessoais são continuamente negligenciadas, podem produzir bloqueios na capacidade adaptativa do sistema de informação. Esses bloqueios poderão impedir a resolução de eventos traumáticos ou perturbadores.

Quando a informação armazenada nas redes de memória relativas a uma experiência traumática ou perturbadora não é completamente processada, torna-se possível o surgimento de reações disfuncionais.

O processamento para estados adaptativos resulta em aprendizagem, alivio da perturbação emocional e somática, e em possibilidade de obter respostas adaptativas e integradas e é facilitado por tipos específicos de estimulação sensorial bilateral.

 

Qual a relação dos procedimentos do EMDR com a estimulação bilateral?

 

A combinação dos procedimentos do EMDR com a estimulação bilateral resulta em uma diminuição da intensidade das imagens da lembrança perturbadora e da emoção a ela relacionada, facilitando o acesso a uma informação mais adaptativa e possibilitando novas associações dentro das redes de memória, bem como entre elas.

  

A terapia de EMDR é reconhecida?

A terapia de dessensibilização e reprocessamento por meio dos movimentos oculares hoje é reconhecida internacionalmente e é empiricamente comprovada como tratamento para o trauma psicológico.

 

O que a terapia EMDR estimula?

A terapia EMDR estimula a aprendizagem e quando o alvo é uma lembrança perturbadora, as imagens ,as crenças e as emoções negativas tornam-se menos vivas e menos válidas.

O evento é restaurado na memória de forma adaptativa ,saudável e sem distorções. Além dessa mudança positiva em seus pensamentos e crenças também cessarão as imagens intrusivas  e a pessoa se lembrará do evento de uma forma diferente  onde suas emoções, suas sensações corporais e seus pensamentos associados a esse evento ficaram neutros ou positivos ao invés de necessariamente negativos.

Como funciona o EMDR em seu cérebro.

Cerebro.png